Conheça o (totalmente) novo Volvo XC60 em detalhe!
Poucos modelos serão mais importantes na progressiva revitalização que a Volvo vem conhecendo nestes últimos anos que este apresentado hoje no salão de Genebra: a nova geração do SUV XC60! A razão é simples, este é o "best-seller" da marca sueca, com uma "performance" comercial assinalável: nove anos depois de ser lançado ainda é responsável por 30% das suas vendas, estando quase a atingir o milhão de unidades!
Com as "costas bem quentes" pelo forte apoio financeiro dos proprietários chineses da Geely – assinalável a inteligência da gestão que permitiu dotar a marca dos recursos financeiros necessários, mas dando liberdade aos seus técnicos para fazerem aquilo que eles melhor sabem! –, a Volvo fez um XC60 totalmente novo, começando pela plataforma que é a utilizada pelo XC90: chama-se… SPA (Scalable Product Architecture) e é suficientemente modulável para servir para modelos de dimensões tão diversas.
Também o "design" foi completamente revisto mas, aqui, entrou em acção uma boa dose de inteligência a controlar a tendência de tudo mudar: é notória a introdução da nova linguagem de "design" da marca, em especial na traseira, na grelha e nas ópticas (lá estão os característicos "martelos de Thor"), mas houve a preocupação de manter uma silhueta imediatamente reconhecível como sendo o XC60. Em equipa que ganha mexe-se, sim senhor… mas com muito cuidadinho!
A Volvo reivindica para o XC60 um nível de segurança raramente atingido por um automóvel, com novas tecnologias, como a Steer Assist (assistência à direcção) que foi adicionada ao sistema City Safety ou o Oncoming Lane Mitigation que ajuda a evitar colisões com veículos situados noutras faixas. Há ainda várias tecnologias já "a caminho" da condução autónoma, como a evolução da tecnologia de detecção de veículos no ângulo morto que, graças ao tal Steer Assist, consegue agora recolocar o automóvel na sua própria faixa. Por fim, em opção estará disponível o Volvo Pilot Assist que é um sistema avançado de condução semiautónoma que controla direcção, aceleração e travagem, em estradas bem delimitadas, até aos 130 km/h.
O novo XC60 começa a ser fabricado em Torslanda (Suécia) em Abril, altura em que serão conhecidos os seus preços, iniciando-se o período de encomendas. Em Julho, os concessionários portugueses já deverão ter carros para mostrar aos seus clientes, embora o verdadeiro lançamento nacional só vá ocorrer em Setembro.